domingo, 17 de julho de 2011

Momento Gastronômico!

ultimamente, este é de onde saem a maior parte das receitinhas que tenho me arriscado e dão certo mesmo!
 acho que desta vez o "Momento Gastronômico" está mais para "Leituras de Cozinha"... desde que me interessei por culinária, comecei a ir atrás de leituras especializadas, assim como blogs, programas de tv e filmes... e quanta coisa bacana que há por aí... acho que isto faz parte de meu lado historiadora, a vontade de saber as histórias das receitas, os sabores locais deste mundão, as possibilidades em combinações, assim como as ousadias de alguns chefs... adoro a espontaneidade de Jamie Oliver, a forma como ele faz parecer que cozinhar é muito fácil e simples... e acho que no fundo até é, basta perder o receio em relação à alguns ingredientes e à algumas receitas... ultimamente ando tentada a superar um certo bloqueio que tenho em preparar carnes vermelhas, não sei porque, mas me parece um outro nível a ser alcançado... mas logo mais meto as caras na preparação de algum cozido, quem sabe uma carneiro cheinho de especiarias e vinho...

mas bem, entre as minhas leituras de cozinhas está o querido "Panelinha", do qual tenho tirado a maior parte das receitas qua andam circulando pela casinha, entre elas, esta sopa muito boa de cenoura, gengibre e mel... sou facilmente atraida por sabores exóticos, com toques picantes, e a deliciosa mistura do salgado com doce... e esta sopa é mesmo muito boa, deve ser servida bem quente e nos deixa com as bochechas vermelhas... a receita é esta aqui...

agora a leitura que mais tenho curtido é a do livro "Afrodite", ele não é apenas um livro de receitas, mas um livro de "contos, receitas e outros afrodisíacos" que só Isabel Allende é capaz de escrever... e sim, queridos, para uma cozinha mais picante, para maiores de dezoite anos! (risadinhas vermelhas!)... mas qual não foi a minha surpresa ao encontrar no "Afrodite" a receita da sopa de cenoura, gengibre e mel?!! com algumas coisinhas extras como cravo, canela, cardamomo e nóz moscada... afinal, as receitas afrodisíacas devem envolver todos os sentidos, especialmente o olfato...

 caso alguém se anime a fazer uma destas receitinhas instigantes, Isabel deixa bem claro para que suas intenções sejam sugeridas, dê um jeitinho de avisar ou mencionar que se trata de um prato afrodísiaco, segundo ela nada é mais afrodisíaco que o poder da sugestão, afinal depois de toda uma preparação destas, ninguém vai querer ver seu esforço todo não ter resultado!!! (mais risadinhas vermelhas!)

mas a verdade, é que com todas as leituras e degustações com a Confraria dos Amigos, eu passei a encarar a alimentação com outros olhos, não apenas a matar a fome, mas me deixar envolver por um bom prato de comida, seja ele a pura simplicidade ou alta gastronomia e nisto, acho que os livros do Jamie Oliver são ótimos exemplos... este último que ganhei de Pedro, o "Jamie Viaja" é perfeito, pois há receitas bem simples de entradinhas e saladas, assim como receitas bem complexas como o confit de pato, o qual eu nunca terei coragem de tentar! o livro ainda vale a pena, pelo fato de ser composto por imagens lindas e sabores de diferentes países...

eu sei, que ando muito animada e com tantas leituras, tenho receitas para mais de ano!!!!
a balança é que se cuide!!!
mas e vocês, alguma leitura de cozinha para compartilhar?!!
a sopa de cenoura, gengibre e mel! calor nas bochechas! as tigelinhas lindas ganhei de casamentoda querida Mi Vargas!

leitura simplesmente deliciosa!

este foi o último a chegar por aqui, presente de Pedro! acho que ele anda com segundas intenções!

6 comentários:

Priscilla Marchetto disse...

Ju, adorei o jeitinho dessa sopa, vou tentar fazer viu...depois te conto! Desde aquele dia que teve um happy hour no atelie da Bia, eu estou com se presente p entregar. Sabe aquele? Atrasad;issimo??? Desculpe...mas acho que nessa onda super gastronomica que vc está...vc vai gostar! Precisamos encontrar p eu te entregar o presentinho...bjo!

Mauro Homan disse...

Fico tãooooo feliz com esse teu interesse!

Mi Vargas disse...

Não teve como não ver as tigelinhas na lista e não pensar em você!
Olha, eu amooooooooooooooooo cozinhar e comer tbm, uma delícia que só!
Gosto muito do livro MAis Você, da Ana MAria Braga... muita coisa de comida do interior do Páis, recomendo!
Beijos

Alessandra disse...

OLá!Estou visitando seu blog pela primeira vez e gostei muito.
Sobre receitas,tenho postado algumas no meu blog e garimpado outras e estou me aventurando na cozinha...É uma terapia.Estava só nos doces.Mas essa semana estou me inspirando nas massas,quero postar uma delas essa semana.
Se quiser conhecer meu blog,fico feliz!
Tem 2 sorteios por lá,
Já aproveito para ficar te seguindo...
Bjo Bjo

Ju Padilha disse...

Alessandra,
muito prazer!
fico muito feliz em saber que vc gostou do blog, pois me dedico a ele com todo o carinho!
minhas aventuras na cozinha também são novas, mas tenho me sentido muito feliz desde que descobri que cozinhar não é tão difícil assim!
arrasa na massa!
beijinhos e obrigada por escrever!
Ju

Catarine Heiter disse...

Hummm... adorei este prato!!!

www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin