domingo, 12 de fevereiro de 2012

Momento Gastronômico


strogonoff com batata palha... hoje é a vez deste clássico, que fez a alegria de muitos almoços de aniversários... comida querida por muitos, mesmo que tenha perdido um pouquinho de seu status...
da Rússia, para França e de lá para o mundo inteiro, especialmente para as mesas brasileiras...
bom, mas o fato é que eu nunca tinha feito este prato e como tenho sentido muita vontade de comer carne vermelha por conta da gravidez, não resisti, quando lembrei dele!
mas strogonoff bom, é o da mãe da gente, da sogra, da tia... nada de receita de internet... lá fui eu ligar para dona Regina me ajudar... e adivinha?! a receita que ela tinha era a receita infalível da querida vó Carmélia, a mãe de Rubão...
aí estava o segredo do sucesso, a receita da família!

Strogonoff da Vó Carmélia:
1,5 kg de filet mignon
1 cebola grande picadinha
1 lata de creme de leite sem soro
1/4 de xícara de catchup
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colheres de sopa de mostarda (usei dijon)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
250 gr de champignon
sal a gosto

numa panela grande, doure a cebola em azeite e depois acrescente a carne, tempere e deixe bem cozidinha... numa tigela a parte, dissolva a farinha no creme de leite, deixe bem liso, depois coloque o molho inglês, o catchup, a mostarda e o sal... experimente, se achar necessário, coloque mais destes ingredientes, até achar que está gostoso para seu paladar...
quando a carne estiver pronta, desligue o fogo, junte o molho e mexa bem... por último, torne a ligar o fogo e deixe tudo esquentar mais um pouco... prontinho, é só servir com batata palha  e arroz... no caso, usei o arroz 7 grãos, mais nutritivo e bem gostoso...
o bom da receita é que come bastante gente e sobra para o dia seguinte!

3 comentários:

Roberta Barbosa disse...

Ju, você sempre animando "minha internet"! Strogonoff já é bom, ainda mais em um dia de garoa fina e céu nublado como este em Sampa. Um beijo pra você, para o bebê e ótimo domingo.

Ju Padilha disse...

ahhh Roberta...
beijinhos em vc tbm!

Marcinha disse...

O cardápio de hoje por aqui. Estava com desejo e olha que nem grávida estou. Mas adoro e depois que li esse post a semana passada não paro de pensar...
Beijos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin